Primavera

Ouço baterem na porta. É madrugada e estou mais sozinha que Deus. Outra batida e escorrego de pijama até a sala. A campainha não tocou, a luz automática do corredor não acendeu. Quem é?, grito. Nenhuma resposta, nada no olho mágico. Giro as duas chaves tetras (Oxum e Santo Antônio tilintam no meu chaveiro). Abro a porta. Em silêncio e no escuro, está parada uma menina loura maior que uma criança e menor que uma adolescente. Tem olhos vidrados, usa um vestido de cetim azul e uma guirlanda de flores na cabeça igual à que eu tenho.

O que você tá fazendo aqui? Vai pra sua casa, isso é hora de dormir!, digo com medo e ternura, e saio conduzindo a menina pelos ombros até a escada que leva ao andar de baixo, onde fica o apartamento dela. No meio da escada, as luzes se apagam. Quando acendem, a menina sumiu das minhas mãos. Olho para frente e vejo todos os moradores dos apês fora de casa, em roupas de dormir, cochichando ou chorando. O apartamento da menina está aberto. Fico em choque, parada na escada. Minha mãe vem me tirar do lugar, sussurra Uma das gêmeas morreu de madrugada, Juca. Entro em desespero. Ponho as mãos no rosto e choro de terror, de pena, de não saber o que fazer. A avó da menina, uma senhora vestindo enorme camisola azul, se aproxima de mim e diz Você a viu, não viu? Ela estava bem. Está tudo bem. Eu também a vi. Isso é uma coisa boa. Para de chorar, é um bom sinal.

Sobre juliana bernardo

Poeta, taróloga e mochileira. Publicou Carta Branca e Vitamina (Patuá, 2011| 2013). Desde 2012, organiza saraus, debates e rodas de conversa sobre escrita e publicação. Coeditou a Coleção Edições Maloqueiristas (2014), que reuniu 26 títulos entre poesia, ficção e teatro marginal. Cursou Filosofia, na USP, e escreve sobre as medicinas da floresta e o candomblé. Também atua como terapeuta de ThetaHealing. Agende sua consulta de Tarot ou TethaHealing! orugidodoleaonaocabenajaula@gmail.com 11 966815823 Ver todos os artigos de juliana bernardo

leu você?

