Pequena área

O andar de cima da casa é amplo, ensolarado e sem cômodos. Cairia muito bem como quadra pra futebol de salão ou pista de dança, mas a família usa como depósito de tralhas. A família é, a saber, o zagueiro, o centroavante e a mãe. Jogávamos no mesmo time. O zagueiro é o mais velho, o centroavante é meu noivo. Eles vão se mudar, mas, como o zagueiro está de muletas e o centroavante convalescendo, me ofereci pra fazer a mudança.

Assim, vou sozinha tirando tudo da quadra e levando nas costas até o andar de baixo. Cestas e cestas de coisas esquecidas. Artigos esportivos, brinquedos, velharias, peças de automóveis e até uma carruagem completa, que serve de caçamba. Desço tudo pela escadinha espiral. Quando termino, já é noite. Levando a última cesta de entulhos, encontro o zagueiro. Parado na escadinha, apoiado nas muletas. Me olha esperando que eu diga algo. Não digo nada, mas penso “Caralho, escolhi o irmão errado. É desse que eu gosto”. Meu olhos estão fundos.

O centroavante chega apoiado nos braços da mãe. A mãe me agradece por carregar as coisas e me entrega o noivo. Deito ele no sofá, sobre o meu colo. O zagueiro passa me olhando e se tranca no quarto ao lado da sala. Não ouço suas muletas se movimentarem. “Tenho certeza que ele ainda gosta de mim. Não esqueceu a história que tivemos antes deu namorar o irmão”. Penso, mas em seguida me enfureço: “Gosta de mim, mas não faz nada, bundão! Eu não gosto é de nenhum desses dois”. Ajeito o centroavante no sofá e me levanto para ir embora. Olhos meus pés e, de repente, me imagino de noiva. Chuteiras prateadas, véu e meu corpo musculoso dentro do vestidinho branco.

Sobre juliana bernardo

Poeta, taróloga e mochileira. Publicou Carta Branca e Vitamina (Patuá, 2011| 2013). Desde 2012, organiza saraus, debates e rodas de conversa sobre escrita e publicação. Coeditou a Coleção Edições Maloqueiristas (2014), que reuniu 26 títulos entre poesia, ficção e teatro marginal. Cursou Filosofia, na USP, e escreve sobre as medicinas da floresta e o candomblé. Também atua como terapeuta de ThetaHealing. Agende sua consulta de Tarot ou TethaHealing! orugidodoleaonaocabenajaula@gmail.com 11 966815823 Ver todos os artigos de juliana bernardo

leu você?

